As propulsões fora de borda Strauhs são unidades propulsoras autônomas. A propulsão é integrada à unidade de potência diesel-hidráulica em um skid modular instalado no convés. O eixo da hélice é diretamente acionado por um motor hidráulico integrado à parte inferior da unidade.
Disponíveis com potências de 100HP a 500HP, as unidades possuem giro de 360º com sistema de inclinação que chega a 90º e ajuste opcional da profundidade da hélice.
São propulsores ideais para balsas fluviais, barcaças de serviço e manutenção costeira e interior, pequenas dragas, embarcações de desembarque militar, etc.
A conversão de uma barcaça ou embarcação não motorizada pode ser feita em apenas algumas horas e não requer modificação do casco.
O motor aciona diretamente a bomba hidráulica de deslocamento variável. Isso significa que a velocidade da hélice pode ser controlada com precisão em qualquer ponto entre completamente estática e o máximo, tanto à vante quanto a ré, sem alterar a velocidade do motor. De avanço total para reverso total em curto tempo, o motor funciona a uma velocidade constante, reduzindo a fadiga, aumentando a vida útil do motor e reduzindo o consumo de combustível.
A transmissão hidráulica é especialmente adequada para aplicações onde detritos na água podem ser um problema. O ajuste da profundidade da hélice permite a operação em águas rasas.
Ela exige pouca manutenção e proporciona anos de operação nos ambientes mais adversos. A manutenção rotineira da unidade de propulsão fora de borda não requer a desmontagem da unidade, pois o mecanismo de inclinação permite que a unidade seja levantada acima da linha d’água. Se desejado, toda a unidade pode ser facilmente removida da embarcação e reparada separadamente.
A transmissão hidráulica proporciona alívio instantâneo de sobrecargas ocasionadas por impactos, permitindo que a unidade se incline, protegendo a propulsão e minimizando danos.
A unidade de propulsão incorpora um sistema hidráulico de inclinação capaz de elevar o conjunto propulsor em um ângulo de 90 graus.
O sistema hidráulico de inclinação incorpora válvulas de alívio cruzadas que permitem que o propulsor se eleve no caso de encontrar uma obstrução submersa, tornando-a ideal para aplicações de calado raso.
O sistema de inclinação permite a elevação da propulsão acima da linha de água para inspeção ou manutenção, permitindo reparos sem empregar mergulhadores ou docar a seco a embarcação.
Abaixo segue link com o vídeo demonstrativo do nosso sistema de propulsão azimutal fora de borda: https://www.youtube.com/watch?v=xqrHcgh9zyk
Um mecanismo opcional de ajuste de profundidade da hélice pode ser fornecido para variar a profundidade da hélice permitindo a operação tanto em calado leve como carregado.
Quando a embarcação está em águas rasas, a hélice pode ser erguida acima ou até mesmo no nível da linha de base; quando em águas profundas, a hélice pode ser abaixada abaixo da linha de base para máxima eficiência propulsiva.
Os propulsores abertos estão equipados com unidades monobloco de manganês-bronze de alto empuxo com 4 pás da série Gawn. Uma placa anti-cavitação cobre a hélice para evitar a formação de vórtices em deslocamentos leves da embarcação. As unidades com tubulão(tubo Kort) estão equipadas com hélices monobloco de manganês-bronze de 4 pás da série Kaplan, dentro de um tubulão estilo Kort 19A.
O diâmetro da hélice, o passo da pá e a relação de área são calculados para fornecer o máximo empuxo estático ou o máximo empuxo na velocidade requerida da embarcação.
MODELOS |
Modelo
Potência do Motor Diesel
Diâmetro da Hélice
Peso da Unidade
Empuxo Estático (Bollard Pull)
HP | kW | MM | POL | KG | KN | |
STR 140 | 140 | 104 | 670 | 26 | 800 | 10 |
STR 275 | 275 | 205 | 1000 | 39 | 950 | 20 |
STR 450 | 450 | 335 | 1100 | 43 | 1500 | 40 |
https://www.strauhs.com.br/site/uploads/2025/04/Catalogo-Strauhs-Propulsoes.pdf